Psicoterapia Holística

 Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

Carl Jung

Existe muita confusão quando se fala em Psicoterapia Holística. O Psicoterapeuta Holístico não tem que ser, necessariamente, um psicólogo ou psiquiatra. Ele avalia os sintomas físicos, emocionais e espirituais como um todo, não de forma isolada. 

A Psicoterapia Holística trabalha com a indicação de outras terapias holísticas como o Reiki, Cromoterapia, Mandalas, Tamena, Terapia Quântica etc., buscando sempre o bem estar do indivíduo como um todo. 

A Psicoterapia Holística é uma terapia não-conceitual, não defende ideologias, religiões ou correntes terapêuticas tendenciosas. A abordagem terapêutica é puramente técnica e visa a reação espontânea da pessoa, na busca de seu equilíbrio, harmonização e cura energética. 

A profissão do Psicoterapeuta Holístico, como tantas outras profissões existentes, também não é regulamentada no Brasil, mas é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, registrada na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, com a classificação 322125.

Afinal, o que faz um Psicoterapeuta Holístico?

O Psicoterapeuta Holístico ajuda o indivíduo no processo de encontrar o caminho para o autoconhecimento, levando-o a desenvolver sua participação, responsabilidade e o poder do auto equilíbrio e autoajuda. Auxilia a organizar pensamentos e sentimentos em favor de seu bem-estar. Ajuda no desenvolvimento da confiança para enfrentar os desafios em sua jornada, orientando no processo de permanecer em conexão com o Todo. O resultado desse processo gera o empoderamento que melhoram o estado de ânimo e a saúde.

Qual a fundamentação teórica utilizada pela Psicoterapeuta Márcia Cristina Oliveira?

Utiliza fundamentalmente os conhecimentos da Psicologia Analítica Junguiana com foco multidisciplinar  enfatizando a importância da psique, do inconsciente, dos arquétipos e do processo de individuação.

Utiliza, também, os conhecimentos da Psicologia Humanista cuja abordagem terapêutica abrange uma visão integral – holística, do ser humano e que compreende a intervenção psicoterápica com foco na percepção dos desejos de autorrealização do sujeito.

Márcia Cristina da Silva Oliveira, Esp.

Psicoterapeuta Holística - CRTH-BR 4028

Foto: Márcia Oliveira

img_selos_crth-filiado2.png