Yogaterapia

A Yogaterapia é uma ferramenta de trabalho que tem como base o Hatha Yoga, e tem como objetivos aquietar a mente, armazenar energia interferindo no tônus corporal, no comportamento e nas atitudes do praticante.  

Pessoas de comportamento ansioso potencializam as simples situações do cotidiano, e a recuperação do estresse é uma condição típica dos que costumam praticar Yogaterapia.

A Yogaterapia é uma prática dinâmica onde a tríade mente, corpo e respiração beneficiam os sistemas músculo-esquelético, cardiorrespiratório, nervoso e endócrino de forma holística, objetivando o autoconhecimento e a autonomia. 

É uma técnica totalmente personalizada a partir das necessidades que o aluno possui, o foco é melhorar a qualidade de vida e deixá-lo com a sensação de bem-estar.

Para a terapia Yoga não existem limitações da mente, e por isso é ensinado que a felicidade não vem de fora, mas é cada momento absorvido pela pessoa, principalmente quando há a compreensão por meio da sabedoria do autoconhecimento.

20180115_183116-COLLAGE(1).jpg

Foto: Márcia Oliveira

Mente leve e coração em paz

 

Que Yoga faz muito bem para o corpo e mente, você já sabe!

Agora, imagine unir a filosofia milenar do Yoga aos conceitos medicinais da Ciência Ayurvéda e adaptá-los para uma sessão terapêutica personalizada?  

Assim é a Yogaterapia que trabalha as múltiplas dimensões do Ser, visando equilibrar o corpo físico, mental e emocional, e, consequentemente, transformar sua forma de viver e experimentar o mundo. 

Como membro da Sociedade Internacional de Terapia Holística, da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil e praticante de Yoga desde 2001 posso afirmar, que mesmo as pessoas que nunca praticaram o Yoga, quando o utilizam como terapia, passam a incluir esta modalidade em suas rotinas de treino, apresentando melhoras e ganhos significativos em termos de mais saúde, e bem estar.

Mas afinal, o que é Yogaterapia?

Segundo a definição de Joseph LePage, Co-Fundador do Integrative Yoga Therapy (EUA), "a Yogaterapia é uma faceta da antiga ciência do Yoga que se concentra na saúde e bem estar em todos os níveis da pessoa: física, psicológica e espiritual. “Centra-se no caminho do Yoga como uma jornada de cura que traz equilíbrio para o corpo e a mente através de uma compreensão experiencial e do despertar do espírito, nossa natureza essencial.”

Principais diferenças

E para você que está se perguntando qual a diferença entre uma aula prática de Yoga e uma sessão de Yogaterapia, posso adiantar que há diferenças significativas. “A Yogaterapia se concentra na condição individualizada do paciente, análise personalizada dos sintomas e como as técnicas de Yoga aliadas às tradições Ayurvédicas podem ajudá-lo no processo de superação das dificuldades e até mesmo da cura”.

Já quem procura o Yoga, enquanto somente aula prática, visa o autoconhecimento, expansão da consciência, melhora da condição física, respiração, e alguns outros aspectos externos associados ao bem estar e qualidade de vida.

 

Distúrbios de origem energética que podem ser tratados:

  • ansiedade;

  • pânico e medo;

  • problemas respiratórios;

  • obesidade;

  • dores musculares;

  • colesterol;

  • combate ao cansaço.

Benefícios da Yogaterapia

  • maior consciência física;

  • estimula a entender o poder do mantra;

  • fortalecimento do corpo;

  • aumento da concentração e do relaxamento;

  • estima a consciência prática;

  • renova e purifica a energia vital;

  • melhora a observação;

  • permite conhecer e entender melhor o próprio corpo;

  • aceita e transforma as limitações de cada pessoa;

  • traz equilíbrio espiritual, mental e físico;

  • ensina a responsabilidade com o próprio corpo.

Como funciona uma sessão de Yogaterapia?

Inicialmente é preciso de um diagnóstico para saber com o que está lidando e principalmente para conhecer quais são as técnicas e exercícios que se deve usar.

Quando isso acontecer, na primeira sessão é feita uma avaliação da pessoa, da estrutura e condições físicas junto com a análise do diagnóstico. E assim são definidas técnicas adequadas para aquele tipo de problema. Lembrando que toda sessão deve ser feita individualmente.

Portanto a Yogaterapia, assim como os florais, é uma terapia complementar que visa a conexão maior do consciente com o corpo e assim fazer com que a pessoa busque a qualidade de vida por amor próprio.

 

Durante sessões de 30 a 60 minutos

Prof.ª Márcia Cristina da Silva Oliveira

Instrutora de Yoga e Yogaterapeuta - CRTH-BR 4028

Membro da Associação Internacional de Professores de Yoga / Brasil

logo_iyta.jpg
img_selos_crth-filiado2.png